A primeira pessoa

Cada conto é uma deliciosa surpresa em A primeira pessoa. A celebrada escritora escocesa Ali Smith, que vem reagindo em suas obras às formas dominantes da literatura contemporânea, constrói aqui narrativas particulares, capazes de despistar qualquer leitor. Tal é o caso de “A criança”, uma das histórias mais fascinantes desta coleção, em que uma pessoa se vê às voltas com um bebê que surge do nada em seu carrinho de supermercado e que não é seu, embora todos pareçam acreditar que sim. O mesmo estranhamento se dá mais adiante, no conto “N’água”, em que uma mulher é beijada por uma completa desconhecida, na rua, e ao voltar para casa encontra-se com a menina que era há três décadas, o seu “eu de catorze anos”, para uma conversa pungente e improvável. É a partir de situações como essas que Ali Smith discute temas centrais como a identidade, o amor e o fazer literário. Acertando em cheio e aparentemente sem esforço nosso intelecto, nosso coração e nosso senso de humor, a autora explora, por meio de jogos sofisticados, os possíveis caminhos e as questões centrais da arte de narrar.

Resenha:

Eu recomendo fortemente que você leia "A Primeira Pessoa" de Ali Smith. É uma história profundamente comovente e tocante sobre a vida, a amizade, a família e as relações entre as gerações. O livro conta a história de Veronica, uma mulher de meia idade, que está lidando com a triste realidade de sua própria mortalidade. Ela encontra consolo em uma velha amiga, Polly, e juntas elas embarcam em uma viagem pelo coração da realidade. Este livro é profundamente humano e ao mesmo tempo muito original. A narrativa de Smith é intensa e cheia de emoção, e ela consegue criar personagens com tamanha profundidade que você simplesmente se apaixona por eles. Seu estilo narrativo é único e com certeza vai te cativar do começo ao fim. É um livro que você vai reler várias vezes e com certeza não vai se arrepender.

Ali Smith tem uma escrita poética e as descrições da paisagem e do ambiente são tão vividas, que você consegue literalmente se sentir presente nos lugares descritos. A história possui muita maturidade e permite que os leitores se aprofundem na vida das personagens e entendam as nuances dos relacionamentos entre elas. O livro também aborda temas importantes e sensíveis como luto, envelhecimento e solidão.

No geral, "A Primeira Pessoa" de Ali Smith é uma obra-prima literária. É um livro para ser lido e relido, pois o enredo é profundo e repleto de significados. Certamente, é um livro que todos deveriam ler, pois nos mostra as nuances da vida e nos ajuda a refletir sobre nossos próprios relacionamentos.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A primeira pessoa sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.