
A Praia dos Pescadores
O destino de todos os refugiados que chegavam a Portugal era Lisboa. Com sua posição geográfica estratégica, o porto da capital portuguesa se tornou o único do continente que mantinha ligações regulares para as Américas.
Quando tentava conseguir os vistos e passagens com atravessadores na baixa lisboeta, Blumberg é pego sem documentos pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, a PVDE, a polícia política do presidente português António de Oliveira Salazar.
Depois de um mês preso, o jornalista é solto e enviado com outros refugiados para a Ericeira, uma vila ao norte de Lisboa. Na Ericeira, ele se reencontra com a esposa, Sabine Melzer, que estava escondia em Sevilha. Desde 1942, a Ericeira abrigava os estrangeiros que entraram em Portugal e não conseguiam seguir viagem. Além da Ericeira, outras vilas e cidades turísticas serviram de prisão domiciliar, que a PVDE chamava de residência fixa.
Blumberg não é um refugiado comum. Ele é considerado um dos principais nomes da resistência na Europa. Por muitos anos, o jornalista denunciou os planos armamentistas de Hitler e conhecia segredos militares do führer. Sabine por sua vez era procurada por ser comunista e judia, duas coisas que Hitler mais odiava em uma pessoa.
Ao saber do paradeiro de Blumberg na Ericeira, a Gestapo convence Salazar a capturá-lo depois de apresentar ao presidente português um dossiê falso. Com autorização da PVDE, agentes da Gestapo são enviados à Ericeira com a missão de levar o jornalista de volta a Berlim e assassinar Sabine.
Inspirada na vida do jornalista alemão Berthold Jacob Salomon, “A Praia dos Pescadores” conta a história romanceada dos refugiados de guerra na vila portuguesa da Ericeira e a guerra de espionagem que se travou em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Uma história com personagens reais e um final surpreendente.
Resenha:
“A Praia dos Pescadores”, de Rogério Pinheiro, é um livro que traz uma importante lição para todos aqueles que buscam o conhecimento e a inspiração em seu caminho. O livro conta a história de uma família de pescadores que vive na ilha de Príncipe, e suas descobertas acerca da vida e das relações no local. O livro é cheio de detalhes e apresenta a essência da cultura local, bem como seus costumes e tradições. A forma como a narrativa é construída torna a leitura mais suave e agradável, pois o leitor é capaz de experimentar a realidade vivida pelos personagens. Além disso, o livro contém muitos momentos de reflexão, que nos ajudam a compreender melhor o mundo à nossa volta.
Recomendo “A Praia dos Pescadores”, de Rogério Pinheiro, para aqueles que desejam ter uma experiência de leitura completa, pois o livro traz várias lições de vida e uma bela história para ser desfrutada. Por meio de cenas de cotidiano e momentos de reflexão, o leitor é capaz de experimentar a realidade vivida pelos personagens e desenvolver uma maior compreensão do mundo à sua volta. Além disso, o livro apresenta detalhes da cultura local, dando ao leitor a oportunidade de aprender mais sobre o assunto. Por fim, o livro contém uma bela narrativa que torna a leitura muito agradável e facilita a compreensão do conteúdo.
Em suma, recomendo “A Praia dos Pescadores”, de Rogério Pinheiro, para quem deseja desfrutar de uma experiência de leitura completa, com uma narrativa agradável, momentos de reflexão e detalhes da cultura local. O livro é uma ótima forma de adquirir conhecimento e inspiração para o seu caminho.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A Praia dos Pescadores sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.