A polícia da memória

A polícia da memória, publicado originalmente em 1994, chega ao Brasil pela Estação Liberdade. O livro, finalista do International Booke Prize 2020, e do National Book Awards 2019, foi traduzido em diversos idiomas e, mais uma vez, marca o talento da escritora contemporânea Yoko Ogawa.Em narrativa melancólica, o leitor é conduzido ao submundo das memórias perdidas. Em tom de ficção cientifica, uma ilha governada por policiais que buscam vestígios de lembranças. Na ilha, os objetos, casas, e famílias inteiras somem sem deixar vestígios. Sem que as pessoas sequer se atentem, e notem os desaparecimentos, pois as lembranças furtivamente também já se foram. Na trama, uma escritora tenta manter intactos resquícios de histórias, de algo que possa permanecer. Não é fácil, já que tudo ao redor desaparece, e ela não pode contar sequer com a própria memória. O leitor é convidado, instintivamente, a acessar o seu próprio arcabouço de lembranças, e percorre uma jornada de memórias que gostaria de preservar. Acessar as memórias é acessar, também, o que criamos e o que se mistura ao real. Ler A polícia da memória é embarcar no mais profundo do ser. Há uma pergunta que circunda toda a narrativa: Se pudesse, o que você preservaria intacto, e não perderia da memória?

Resenha:

Eu recomendo o livro "A Polícia da Memória", escrito por Yoko Ogawa. Esta obra impressionante escrita em linguagem poética e fluido, tem o poder de capturar o leitor e mantê-lo envolvido até o final.

Tudo começa quando o protagonista, uma mulher jovem, conhece o policial da memória. Ele tem a missão de investigar os segredos mais profundos dos seus clientes. O policial ajuda a jovem a reexaminar os eventos da sua vida e a enfrentar os segredos que ela tinha enterrado no passado.

O que eu mais aprecio no livro é o talento de Ogawa em criar personagens tão realistas como se eles tivessem saído das páginas de um romance histórico. A forma como ele descreve as emoções e as intenções de cada personagem é realmente incrível.

Além disso, a escrita de Ogawa tem a capacidade de cativar o leitor e levar-lo a um mundo onde as palavras fluem como um poema. Os temas abordados, como a verdade, a culpa, a memória e a superação, são explorados de forma subtil e sensível.

O livro é uma leitura estimulante, poética e emocionalmente tocante. É uma obra que envolverá o leitor desde o primeiro momento, e o levará ao fundo de si mesmo. É recomendado para aqueles que querem refletir profundamente sobre a vida, o passado e o que cada um pode fazer para ter um futuro melhor.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A polícia da memória sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.