Review: "A Partilha do Mandato Britânico da Palestina: A História e o Legado do Plano de Partilha das Nações Unidas e da Criação do Estado de Israel"
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Eu recomendo o "A Partilha do Mandato Britânico da Palestina: A História e o Legado do Plano de Partilha das Nações Unidas e da Criação do Estado de Israel" de Charles River Editors. É um livro que conta a história do conflito histórico entre israelenses e palestinos. O autor fornece uma boa análise das raízes do conflito e dos principais acontecimentos que levaram à criação do Estado de Israel.
Além disso, há uma descrição detalhada do Plano de Partilha das Nações Unidas (ONU) de 1947 e de como ele foi implementado na região. O autor também fornece informações sobre os principais atores envolvidos, incluindo os britânicos, os árabes e os líderes israelenses.
O livro oferece uma análise útil da relação entre o Estado de Israel e os países árabes. Ele também aborda o impacto que o conflito tem tido na região e na comunidade internacional. Esta obra contém informações importantes sobre o conflito e seu histórico, e é útil para quem deseja entender melhor a região e sua complexa política.
Charles River Editors fornece uma narrativa clara e bem organizada do conflito. O livro é escrito de forma acessível, fazendo uso de gráficos, ilustrações e outros recursos para ajudar o leitor a entender de forma mais profunda os detalhes do conflito.
Eu recomendo o "A Partilha do Mandato Britânico da Palestina: A História e o Legado do Plano de Partilha das Nações Unidas e da Criação do Estado de Israel" de Charles River Editors a qualquer pessoa interessada na história do conflito entre israelenses e palestinos e no legado do Plano de Partilha da ONU. É uma obra de consulta útil para entender melhor esta complexa questão.
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Aproximadamente um século antes da criação, em 1948, do Estado de Israel, a Palestina era administrada pelo Império Otomano, encontrando-se quase exclusivamente povoada de Árabes. Durante a década de 1850, Judeus começaram a instalar-se em pequenas povoações ao longo dos territórios tradicionalmente pertencentes à Judeia e à Samaria, e correspondentes à pátria bíblica do Reino de Israel e Judá. Estes esforços de aquisição de propriedade foram conduzidos por certos Judeus empenhados no restabelecimento da nação judaica na região. Estes Judeus denominavam-se Sionistas por referência a Sião, termo frequentemente confundido com o próprio Estado de Israel, mas que, originalmente, se reporta a uma colina de Jerusalém (Monte Sião). Os Sionistas estabeleceram o Fundo Nacional Judaico, dedicado a auxiliar colonos judeus na compra de terras na Palestina.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os Britânicos, por meio da «Declaração Balfour», em Novembro de 1917, expressaram o seu apoio pela causa sionista e pela fundação de um Estado israelita na Palestina. À época, os Britânicos compreenderam a importância estratégica da Palestina (próxima do Canal de Suez), e assumiram que os Sionistas poderiam, no seguimento da guerra, ser aliados potencialmente úteis na região. Arthur James Balfour, ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido e então Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, endereçou, a 2 de Novembro de 1917, uma carta ao Barão Rothschild, declarando, da parte do Governo, “simpatia pelas aspirações sionistas”, e mostrando-se favorável ao “estabelecimento, na Palestina, de um Lar Nacional para o Povo Judeu”, oferecendo auxílio na persecução desse fim.
Em 1947, os Britânicos delegaram a questão da partilha do Mandato Britânico às Nações Unidas, e a Assembleia Geral da ONU instituiu a Comissão Especial para a Palestina (UNSCOP). Por fim, a UNSCOP gizou o célebre Plano de Partilha das Nações Unidas de 1947. O Plano de Partilha concebeu dois Estados de aspeto peculiar, embora a intenção consistisse em criar um Estado de Israel com uma população maioritária composta por 55% de Judeus, e um Estado da Palestina com uma população maioritária composta por mais de 90% de Árabes Palestinianos. Por seu turno, a cidade de Jerusalém seria sujeita a administração internacional, atendendo às preocupações religiosas suscitadas entre Muçulmanos, Cristãos e Judeus. Além de abarcar inúmeros locais sagrados para os Cristãos, a cidade de Jerusalém alberga a Mesquita de Al-Aqsa, que, por sua vez, se situa junto ao Muro das Lamentações, de suma importância para os Judeus.
O Plano de Partilha foi aceite pela Agência Judaica, representante dos líderes da comunidade judaica na Palestina. No entanto, foi rejeitado não só pelos líderes palestinianos no Mandato, como também pela recém-formada Liga Árabe, uma confederação de nações do Médio Oriente, então composta por Egito, Líbano, Transjordânia, Iraque, Síria, Arábia Saudita e Iémen. Embora o Estado de Israel viesse a contar com uma população maioritariamente judaica, o sobrante do Mandato Britânico, após a independência da Jordânia, contaria com uma população de aproximadamente 67% de Palestinianos, o que, de acordo com os Árabes, seria vantajoso para os Judeus.
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