Review: "A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro "A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo" de Charles River Editors. Este livro oferece uma análise profunda da pandemia de gripe espanhola de 1918, que mais tarde foi reconhecida como sendo a pior pandemia do século. O autor, Charles River Editors, fornece uma explicação detalhada e acessível da história da pandemia, esclarecendo a maneira como ela se desenvolveu ao longo do tempo. Ele discute também os fatos históricos relevantes e os efeitos que a pandemia teve em todo o mundo. Além disso, o livro examina como a gripe espanhola influenciou e influencia ainda hoje a política de saúde pública e a epidemiologia. Como resultado, este livro oferece uma visão introdutória abrangente, informativa e acessível sobre a pandemia de gripe espanhola.

O livro fornece uma variedade de fontes, desde documentos históricos a estudos científicos contemporâneos. Ele discute também as importantes contribuições dos cientistas, médicos e outros, que ajudaram a compreender e controlar a pandemia. Além disso, o livro discute a maneira como a pandemia afetou a vida e a cultura da época. Outra vantagem é o uso de imagens e documentos históricos para compor o panorama do surto. Ao longo do livro, Charles River Editors oferece um relato detalhado de como a gripe espanhola foi vista, estudada e controlada. Ele apresenta também um amplo estudo de seus efeitos, desde a mortalidade global aos impactos culturais, que persistem até hoje.

Além disso, este livro oferece uma importante perspetiva para entender a pandemia em curso atualmente. Ele apresenta o contexto histórico da pandemia de gripe espanhola, além de discutir as lições aprendidas a partir dela. O autor consegue, ainda, estabelecer paralelos entre o passado e o presente, o que contribui para entender a atual pandemia. Charles River Editors conclui o livro com um olhar para o futuro, deixando algumas reflexões sobre a importância de se preparar para epidemias e pandemias futuras.

Em suma, recomendo a leitura deste livro a todos aqueles que desejam conhecer melhor a história da gripe espanhola e os efeitos que ela teve no mundo. Ele fornece um retrato detalhado e inovador de um evento marcante na história da humanidade. O livro também oferece lições valiosas para aprender e preparar-se para futuras pandemias.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

“Um dos traços mais impressionantes a respeito da pandemia foi a sua súbita agudeza e o seu igualmente súbito declínio, lembrando uma labareda alimentada por um material altamente inflamável, extinguindo-se logo após a exaustão do combustível…A suscetibilidade era geral, embora variasse consideravelmente em grau. Entre aqueles que escaparam a uma infeção severa, poucos foram os que não experimentaram congestão ou corrimento nasal, irritação na garganta, tosse ou dores durante a progressão da doença, provavelmente pagando o preço da sua imunização. A predisposição genética para o contágio foi demonstrada pelo facto de, em certas famílias, todos os membros terem desenvolvido infeções graves, sendo que noutros agregados familiares não se registou um único caso de contágio, apesar da ocorrência de exposição à doença. Em geral, os muito velhos e os muito novos revelaram ser menos suscetíveis.” – Dr. Bernard Fantus
Por diversas razões, os habitantes de países desenvolvidos têm dificuldade em imaginar uma pandemia difusa e responsável por milhões de mortes, e têm ainda mais dificuldade em acreditar na possibilidade de uma doença comum, tal como a gripe, estar na origem de semelhante pandemia. Embora a gripe continue a ceifar centenas de vidas por ano, as vítimas são em geral muito novas ou muito velhas, ou então padecem simultaneamente de outras patologias suscetíveis de agravarem o seu estado de saúde. Na verdade, quase todas as pessoas são contagiadas pela gripe pelo menos uma vez, e muitas contraem várias constipações ao longo das suas vidas, não obstante sobreviverem sem a necessidade de cuidados especiais.
Em 1918, o mundo era ainda assolado pela Grande Guerra, até então o conflito militar mais mortífero da história da Humanidade; mas apesar de, em termos bélicos, a catástrofe da Primeira Guerra Mundial somente ter sido superada pela da Segunda Guerra Mundial, um surto de gripe sem precedentes, ocorrido nesse mesmo ano, produziu um número de óbitos superior ao registado em cada um desses conflitos armados. Uma doença, denominada de Gripe Espanhola, propagou-se num ápice a todo o globo, resultando porventura na morte de mais de 100 milhões de seres humanos, dizimando habitantes de países desenvolvidos e quiçá aniquilando 5% de toda a população mundial. Aliás, fruto da categorização dos óbitos de soldados, é possível que a guerra e a censura instituída pelas nações beligerantes tenham contribuído para subestimar o verdadeiro alcance do surto.
Talvez a Grande Guerra tenha distraído as pessoas da natureza inaudita da pandemia; no entanto, o aspeto mais alarmante do surto de 1918 foi o facto de não discriminar entre velhos e novos, sãos e enfermiços, ricos e pobres. Na verdade, o popular nome da doença (Gripe Espanhola) deveu-se a ter sido contraída pelo próprio Rei de Espanha. Apesar de, a par do Presidente Woodrow Wilson, ter sobrevivido ao vírus, a antiga Primeira-dama, Rose Cleveland, não resistiu ao contágio.
O incomensurável número de óbitos, em conjunto com a aparente vulnerabilidade de todos diante do surto, demonstrou aos seres humanos dos começos do século XX que, apesar dos tremendos avanços tecnológicos e da estagnação da guerra, ninguém estava a salvo dos elementos. Ficou igualmente evidente a possibilidade de uma abordagem mais concertada tendo em vista a prevenção de ocorrências similares. A pandemia de 1918 não foi nem o primeiro nem o último surto de gripe, mas foi indubitavelmente o pior, tendo modificado para sempre a natureza da Medicina e da Saúde Pública, tanto na América do Norte como na Europa.
A obra A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo documenta os danos provocados pela devastadora doença ao redor do globo. Auxiliado por fotografias e por uma bibliografia, o leitor aprenderá imenso e num instante acerca do surto de gripe de 1918.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” comprar
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” gratis
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” ler online
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” download
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” preço
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” baixar
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” pdf
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” sinopse
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” resenha
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” baixar pdf
  • livro “A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918: A História e o Legado do Surto de Gripe Mais Mortífero do Mundo