A Maçon

É o único texto que Lídia Jorge escreveu, até agora, para teatro. Editado pelas Publicações Dom Quixote, em 1997, no preciso momento em que a peça foi levada ao palco pelo encenador Carlos Avilez, no Teatro Nacional Dona Maria II. A Maçon é a dramatização da vida de Adelaide Cabete, célebre médica maçona dos finais do século XIX , princípio do Século X, uma feminista de vanguarda cujo carácter e biografia fazem da sua figura um símbolo do empenho de uma mulher insubmissa, nos tempos controversos da Primeira República. A peça centra-se num determinado dia da vida da protagonista e chama para a acção encontros com figuras do seu presente e do seu passado, criando através dos diálogos, ora emotivos ora simbólicos, um ambiente entre o histórico e o onírico. Mais do que uma peça escrita em sintonia com as opções das mulheres, A Maçon acaba por ser um texto sobre a recuperação da memória para a construção da liberdade individual e colectiva. Trata-se de um texto escrito para teatro, com marcas narrativas muito evidentes. in “Portal da Literatura”

Resenha:

Recomendo o livro "A Maçon" de Lídia Jorge com muita entusiasmo. Esta obra é um romance histórico envolvente que se passa nos finais do século XVIII em Portugal. A narrativa é puxada pela história que o personagem principal, Mariana, tem com o seu irmão, Júlio. A obra segue a vida deles e de outros personagens enquanto eles lutam para sair das tribulações causadas pela guerra, a fome e o estigma da sociedade. Embora os eventos sejam bastante trágicos, o livro possui um toque de esperança, pois a história de Mariana e Júlio acaba por trazer luz ao caos que os rodeia. Além disso, as descrições ricas e detalhadas dos cenários e personagens dão vida à narrativa e ajudam a transportar o leitor para o período histórico. Por fim, os temas complexos, tais como a guerra, a fome, a religião e as desigualdades sociais, são abordados de maneira profunda, tornando o livro ainda mais interessante. Por tudo isso, recomendo "A Maçon" de Lídia Jorge para qualquer pessoa que aprecie uma boa história com personagens cativantes.

O livro também destaca as repercussões do fim do Antigo Regime e a ascensão da Maçonaria. Esta parte da história é narrada de forma muito interessante, pois acompanhamos o passo a passo de como os personagens envolvidos lidam com as transformações sociais que ocorreram na época. Além disso, o livro se aprofunda ainda mais em assuntos como a liberdade de expressão, a liberdade de escolha, o amor e o respeito às diferenças. Tudo isso nos mostra como a evolução da sociedade tem uma influência na vida das pessoas. Por fim, a escrita fluida e envolvente de Lídia Jorge torna esta obra ainda mais incrível. É um livro que vale a pena ler, pois nos conecta com um dos períodos mais importantes da história de Portugal e nos enriquece com temas e reflexões profundos.

Portanto, recomendo fortemente "A Maçon" de Lídia Jorge é um livro que não só transporta o leitor para um período histórico diferente,mas também reflete sobre os princípios de liberdade de expressão e de escolha. É uma leitura envolvente, rica em detalhes e com personagens cativantes. Finalmente, o livro também nos permite refletir sobre os desafios aos quais nos expomos em tempos de turbulência e transformação. É uma obra que vale a pena ler.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A Maçon sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.