
A maçã no escuro
Em A maçã no escuro esta chama queima pacientemente enquanto se narra a trajetória de um homem. Um homem, um crime, uma fuga. Como se fosse possível retroceder os ponteiros do relógio, zerar o tempo marcado e, então, começar outra vez. Martim, um fugitivo, começa a se reinventar, a manufaturar o próprio destino: “Ele se tornou o centro do grande círculo e o começo arbitrário de um caminho.”
A maçã no escuro é um romance dos anos 1950. Realizado durante o tempo em que a autora viveu nos Estados Unidos, foi concluído em Washington, em 1956. Mas só seria publicado em 1961, um ano depois de Laços de família, cujos contos primorosos conquistaram um expressivo público para Clarice Lispector. Os dois livros foram escritos simultaneamente e selam o amadurecimento da escritora. Situado entre obras decisivas do percurso literário de Clarice, A maçã no escuro fulgura como um romance denso e habitado por personagens comuns, mas que eleva o enredo a níveis impensáveis de transcendência. Embrionárias estão as questões centrais que vão eclodir em A paixão segundo G.H., depois do qual o romance brasileiro jamais será o mesmo. Clarice inaugura uma outra linha de tradição literária, porque desestabiliza as estruturas romanescas e cria parâmetros totalmente inovadores de representação.
— LÚCIA HELENA VIANNA, Doutora em Letras, professora adjunta de Literatura Brasileira, pesquisadora do CNPq
Resenha:
Eu recomendo o livro "A Maçã no Escuro" de Clarice Lispector. É um livro poético, introspectivo e profundo, que te convida a desbravar o universo particular dessa grande escritora. Seu estilo é único, pois combina elementos da prosa como a narração e a poesia. A narrativa se passa ao longo de três dias e mescla a realidade com a ficção, explorando o cotidiano de uma jovem mulher em conflito com o mundo ao seu redor. A escrita de Clarice é clara e acessível, embora envolta de um clima de mistério. Seu estilo poético é envolvente e cativante.
O livro nos apresenta a personagem principal, Macabéa, que nos leva a embarcar em uma jornada de autodescoberta e reflexão. Ela se encontra presa em uma rotina monótona e sem perspectiva de mudança, até que surge um amante, que a leva a questionar suas crenças e ainda a profundas inquietações. Sua relação com o mundo, sua sexualidade e sua própria identidade são colocadas à prova. A trama é poética e introspectiva, tanto na forma como no conteúdo.
Esta obra de Clarice Lispector é uma leitura enriquecedora, pois nos permite refletir sobre os assuntos abordados e buscar nossas próprias respostas. O livro destaca a importância da liberdade e da autonomia feminina, e é leitura recomendada para todos os que desejam ter a oportunidade de conhecer de perto um dos grandes autores brasileiros e seu incrível legado literário.
Em suma, "A Maçã no Escuro" é uma obra bem-escrita, com um profundo conteúdo que convida o leitor a refletir sobre sua própria existência. A forma poética e única da escrita de Clarice Lispector tornam esta obra ainda mais atraente. Todos aqueles que desejam se aprofundar na literatura brasileira e conhecer mais sobre a obra dessa grande escritora devem ler este livro.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A maçã no escuro sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.