A liberdade geral dos escravos

introduçãoO medo dos escravos é uma constante na história de Santo Domingo: medo do envenenamento, medo da revolta. Desde 1789, a colônia está fervendo. Lutas entre brancos e libertos. Autoridade e seus representantes estão por toda parte desrespeitados. Essa desorganização é explorada pelos escravos.Em 16 de agosto de 1791, os escravos da casa Chabaud da paróquia de Limbe atacam os empregados brancos da casa, queimam os canaviais, queimam os edifícios. O primeiro incidente não foi visto pelas autoridades reprimem como um prenúncio de uma rebelião de uma revolta mais ampla .A ganha na noite de 22 de agosto a 23 a planície do norte de paróquias, limonada, distrito de Morin, L’acul, Limbe, Petite-Anse que são destruídos. Nos meses seguintes, Dondon, Grande Rivière Sainte-Suzanne, Marmalade, marina, Port-Margot são ataques por revoltas de escravos .Em algumas semanas, o Norte está em ruínas e cinzas .a primeira avaliação vem em Bordeaux relatou 50.000 escravos revoltados, 300 brancos mortos, 218 casas destruídas toda a produção é interrompida. A indústria açucareira do norte nunca se recuperará.Qual é o destino desses escravos rebeldes? Quais instituições administrarão essas dezenas de milhares de homens e mulheres subitamente entregues à liberdade? Estas são as perguntas a serem respondidas para entender as conseqüências dessa revolta de escravos de 1791 do escopo da proclamação da liberdade geral em 1793.

Resenha:

Recomendo fortemente o livro "A Liberdade Geral dos Escravos" de Michèle ORIOL. O livro é uma obra maravilhosa que aborda a história e a luta dos escravos libertos no Brasil. A obra é dividida em seis capítulos que contêm informações detalhadas sobre o movimento abolicionista, bem como a vida de todos os escravos libertos. O capítulo mais intenso é o último, no qual o autor discute o papel dos escravos na construção da identidade nacional brasileira. O livro também destaca os muitos personagens importantes que lutaram para a abolição da escravidão no Brasil.

Uma das principais habilidades do autor é seu estilo de escrita; ele conta a história de forma profunda, mas ainda assim muito fluida. Os fatos são contados com muita riqueza de detalhes, mas também com muita clareza. Ele aborda temas difíceis, como a violência e a miséria enfrentadas pelos escravos libertos, de uma maneira direta, mas ainda assim compassiva.

Este é um livro que todos deveriam ler. Ele nos lembra o quão importante é lutar por nossa liberdade, além de nos trazer para a realidade das condições de vida dos escravos libertos. É uma obra esclarecedora que nos ajuda a entender melhor a história do Brasil e as lutas pelos direitos humanos. Eu recomendo a leitura do livro "A Liberdade Geral dos Escravos" de Michèle ORIOL a todos aqueles que desejam entender melhor a luta pela abolição da escravidão no Brasil.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A liberdade geral dos escravos sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.