Review: "A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo fortemente o livro "A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro" de Tertuliano Melo de Almeida. Este livro tem como objetivo principal ajudar professores e educadores a compreender melhor o ensino da filosofia no ensino médio no Brasil. O autor examina a história do ensino da filosofia, bem como os problemas metodológicos que afetam a ensinar a disciplina. Ele oferece sugestões para lidar com essas questões, além de propor estratégias para melhorar o ensino da filosofia no ensino médio.

O livro apresenta uma análise aprofundada de temas fundamentais no ensino da filosofia, tais como a herança histórica, a relevância da abordagem filosófica, a abordagem teórica e prática, a seleção de textos, os problemas da interpretação, e a questão da avaliação. Além disso, o autor examina as principais correntes filosóficas que influenciam o ensino da disciplina, tais como a filosofia da educação, a hermenêutica, e a lógica. O livro também aborda questões educacionais relacionadas com o ensino da filosofia, tais como o papel do professor, o papel do aluno, a direção do ensino, e os usos da tecnologia.

Este livro é muito útil para professores e educadores que desejam melhorar seu ensino da filosofia no ensino médio no Brasil. Ele fornece uma sólida base teórica e uma análise aprofundada dos temas necessários para ensinar a disciplina de forma eficiente e bem-sucedida. O autor também fornece sugestões práticas e informações úteis para ajudar os professores a ensinar a disciplina. Recomendo este livro como uma ferramenta essencial para quem deseja melhorar o seu ensino da filosofia no ensino médio no Brasil e alcançar o sucesso no ensino da disciplina.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

A leitura de textos filosóficos é indispensável como instrumento pedagógico para a construção do filosofar e do desenvolvimento das competências leitoras dos discentes no ensino da filosofia no sistema educacional brasileiro, assim como para a formação dos mesmos. É possível aprimorar, ou ao menos reduzir as barreiras no tocante às dificuldades e estranhamentos que os educandos tem com a leitura de textos filosóficos, proporcionando um procedimento metodológico, cuja aplicação se manifesta através da leitura do texto do Sumário do Tratado da Natureza Humana de David Hume, como proposição de um guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio ler, compreender e interpretar textos filosóficos. Neste sentido, a importância da leitura de textos filosóficos e sua utilização em sala de aula é definida nas finalidades previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde versa sobre “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.” (BRASIL, 1996, Art. 35, Inciso III, p. 28). Assim, o ensino de filosofia constituído nessa perspectiva, pode melhorar e promover o desenvolvimento das competências e habilidades leitora para a formação dos estudantes. Esse é um dos mais importantes compromissos dos educadores, com a formação dos educandos, no sentido de formar bons indivíduos enquanto pessoa humana na escola, na sociedade e para a vida. Isso implica na capacidade de ensinar, quando deixa claro as finalidades específicas do ensino médio, onde estão exposto as competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da filosofia: “ler textos filosóficos de modo significativo; ler de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros; elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo; debater, tomando posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentação mais consistente; articular conhecimento filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais; contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica”. (BRASIL, 1999, p. 125). Portanto, o ensino de filosofia é necessário e relevante por sua finalidade “de preparar e equipar os alunos para a reflexão e compreensão crítica da realidade em que vivem e para o enfrentamento e a superação dos problemas com que deparam em sua prática social.” (SILVEIRA, 2017, p. 99).

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” comprar
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” gratis
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” ler online
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” download
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” preço
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” baixar
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” pdf
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” sinopse
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” resenha
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” baixar pdf
  • livro “A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Ciências Sociais e outros títulos similares à A leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro