Review: "A imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950"
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Eu recomendo o livro "A imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950", de Martin Jay. O livro aborda o tema da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais de 1923 a 1950, de forma detalhada e profunda. A leitura deste livro nos ajuda a entender como a teoria da Escola de Frankfurt desenvolveu-se através do tempo e como ela influenciou a cultura europeia. O autor também nos mostra como a Escola de Frankfurt atuou como um importante catalisador para o movimento de Direitos Civis e para as mudanças na cultura europeia. Além disso, o autor explica como a Escola de Frankfurt foi importante para a crítica da cultura e das instituições da época. O livro traz também a história dos trabalhos do Instituto de Pesquisas Sociais, mostrando como as ideias da Escola de Frankfurt influenciaram o trabalho desse instituto. Para aqueles interessados em estudar filosofia, cultura e história, este livro é altamente recomendável. É um excelente recurso para aqueles que desejam compreender melhor o contexto da Escola de Frankfurt, o Institute de Pesquisas Sociais e o seu impacto na cultura europeia e global.
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Caminharam sempre na contramão. Influenciados por Marx, logo se afastaram do marxismo oficial dos partidos comunistas. Compreenderam que o proletariado não cumpriria a missão histórica que lhe era atribuída e denunciaram a degradação da teoria em estratégia política e ideologia. Consideraram insuficiente a crítica à economia política, pois exploração e dominação não eram iguais: “A exploração econômica pode terminar, mas o desejo de comandar e o desejo de servir permanecem.”
Identificaram os perigos do projeto iluminista e questionaram conceitos fundamentais, como razão e progresso: “A ordem burguesa tornou funcional a razão. Ela se tornou uma finalidade sem fim que, por isso, se deixa atrelar a todos os fins. […] A razão pura tornou-se irrazão, procedimento sem erro, mas sem conteúdo.”
Mostraram que a ciência não supera o mito, mas lhe confere uma moldura racional. Compartilharam com Heidegger a crítica à racionalidade técnica, pois a dominação da natureza é também dominação dos homens, e buscaram inspiração em Freud para compreender o caráter intrinsecamente repressivo da cultura: “A psicologia, em sentido próprio, é sempre psicologia do indivíduo. Onde ela é necessária, temos de nos referir de maneira ortodoxa aos primeiros escritos de Freud.”
Compreenderam precocemente o papel da nascente indústria cultural, destruidora das subjetividades, propagadora da indiferença e da passividade: “Quanto mais firmes se tornam as posições dessa indústria, mais sumariamente ela pode lidar com as necessidades dos consumidores, produzindo-as, dirigindo-as, disciplinando-as e, inclusive, suspendendo a diversão. […] Divertir-se significa estar de acordo.” Mesmo assim, reafirmaram o papel da arte como antídoto contra a barbárie.
Estudaram, teórica e empiricamente, a autoridade, a família e o preconceito. Denunciaram a criação de uma “sociedade unidimensional” produtora de servidão voluntária. Buscaram os motivos pelos quais as revoluções nunca cumprem as suas promessas.
Publicaram continuamente, durante décadas, periódicos que marcaram época, como Zeitschrift für Sozialforschung, e escreveram livros fundamentais: “Dialética do esclarecimento”, “Eclipse da razão”, “Teoria tradicional e teoria crítica”, “Eros e civilização”, “A ideologia da sociedade industrial”, “Punição e estrutura social”, entre muitos outros.
Martin Jay, professor em Berkeley (EUA), foi convidado por Leo Lowenthal a consultar os arquivos da instituição para escrever sua história. Leu todos os textos, muitos deles inéditos. Manteve conversas prolongadas e correspondência pessoal com os integrantes que estavam vivos, os mais importantes. O resultado é “A imaginação dialética”, aclamado em todo o mundo como uma obra fundamental.
César Benjamin
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