Review: "A imagem sobrevivente"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro "A imagem sobrevivente" de Georges Didi-Huberman para pessoas interessadas em arte, história, cultura e filosofia. O livro tem uma grande quantidade de informações e abordagens interessantes sobre a maneira como as imagens podem nos dizer muito sobre a história, a cultura e a filosofia da humanidade. O livro trata de uma abordagem profunda dos significados escondidos nas imagens, desde a antiguidade até os dias de hoje. Ele oferece uma visão única sobre a forma como as imagens foram usadas para transmitir uma mensagem ao longo da história, e como elas se tornaram objetos significativos para as culturas ao redor do mundo.

O livro também fala sobre a importância de entendermos o impacto das imagens na nossa cultura moderna. Ele nos mostra como as imagens podem ser usadas para expressar o que queremos dizer, seja através do uso de cores, formas, simbolismo ou até mesmo de metáforas. Ele também aborda as diferentes maneiras como as imagens podem nos ajudar a entender a história, a cultura e a filosofia do passado e do presente.

Este livro é ideal para pessoas interessadas em aprender mais sobre a importância das imagens na história, na cultura e na filosofia. Os temas abordados são abrangentes e profundos, e eu recomendo que qualquer pessoa interessada em estudar sobre esses assuntos leia este livro. A escrita concisa e clara torna a leitura muito mais fácil e fluida, e o livro é recheado de informações interessantes e reflexões profundas.

Em suma, recomendo o livro "A imagem sobrevivente" de Georges Didi-Huberman para qualquer pessoa interessada em história, cultura, filosofia, arte e imagem. Ele aborda temas profundos e interessantes, e oferece muitas informações e reflexões sobre o tema. A escrita concisa e clara torna a leitura muito mais fluida e agradável.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro A imagem sobrevivente sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Este livro marca uma tomada de posição diante das visões tradicionais da história da arte. Não sem audácia, Georges Didi-Huberman as confronta com os paradoxos abertos pelas potências fantasmáticas da imagem. Trata-se de uma experiência que abala as relações causais, desmantelando as cronologias e as clássicas demarcações temporais. Para desdobrar essa força anacrônica, o autor evoca o mítico Aby Warburg, esse espectro que atravessa as paredes dos diversos saberes e assombra cada vez mais os cômodos da história da arte.
Neste texto lúcido e apaixonado, o leitor é conduzido pelo universo warburguiano, esmiuçando suas influências e seus conceitos, sem deixar de lado sua surpreendente biografia. Vai surgindo, assim, uma antropologia das imagens que amalgama vida e obra. Uma “história de fantasmas” baseada na sobrevivência das imagens como forma de perturbação da história, como uma memória que irrompe pelos tempos a bordo das silhuetas e dos ícones exalados pelas culturas.
No espectro assim entrevisto, vislumbram-se os paradoxos temporais das imagens: seus movimentos obsessivos de transmissão do páthos em diferentes tipos de gestos. Nas intensidades desta fórmula perturbadora revelam-se os sintomas produzidos pelas contradições dos não saberes e das irreflexões, pelos inconscientes do tempo. Nesse “modelo sintomal”, o devir das formas é analisado como um conjunto de processos tensivos: “Tensionados, por exemplo, entre vontade de identificação e imposição de alteração, purificação e hibridação, normal e patológico, ordem e caos, traços de evidência e traços de irreflexão.”
As vozes que ecoam neste livro cobrem desde a historicidade de Burckhardt até o eterno retorno de Nietzsche, desde a morfologia de Goethe até a memória biológica de Darwin e a empatia de Vischer, desde o inconsciente de Freud até as sobrevivências de Tylor e a fenomenologia do tempo psíquico na qual se baseou a clínica de Binswanger.
De acordo com Didi-Huberman, Warburg está para a história da arte “como estaria um fantasma não redimido para a casa que habitamos”. Sua obra, que culmina com o fascinante projeto inacabado do atlas Mnemosyne, é complexa e instigante, mas muito difícil de ser capturada sem correr riscos. Por isso, não espanta que esse pensador singular tenha se transformado numa obsessão: “Alguém que volta sempre, sobrevive a tudo, reaparece de tempos em tempos, enuncia uma verdade quanto à origem.”
À luz deste livro, cuja edição na língua original ocorreu em 2002 e atualmente é considerado o mais importante de Georges Didi-Huberman, esse fantasma ganha ainda mais brilho e é enriquecido ao se reencarnar nas reflexões desse prolífico pensador francês. Nestas páginas, ele é reinventado, além de “persistir como uma bela lembrança”.
Tadeu Capistrano
Georges Didi-Huberman é filósofo e historiador da arte. Professor na École des Hautes Études en Sciences Sociales, já publicou cerca de trinta livros sobre história e teoria das imagens a partir de um campo de estudos que vai da arte renascentista à arte contemporânea, incluindo pesquisas sobre a iconografia científica no século XIX, o cinema, a escultura, instalações e estudos sobre filósofos, artistas e historiadores, tais como Aby Warburg, Walter Benjamin, Carl Einstein, Bertold Brecht, Jean Baptiste Giacometti, Georges Bataille, Pier Paolo Pasolini, Jean-Luc Godard e Harun Farocki, entre outros.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro A imagem sobrevivente.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre A imagem sobrevivente.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “A imagem sobrevivente” comprar
  • livro “A imagem sobrevivente” gratis
  • livro “A imagem sobrevivente” ler online
  • livro “A imagem sobrevivente” download
  • livro “A imagem sobrevivente” preço
  • livro “A imagem sobrevivente” baixar
  • livro “A imagem sobrevivente” pdf
  • livro “A imagem sobrevivente” sinopse
  • livro “A imagem sobrevivente” resenha
  • livro “A imagem sobrevivente” baixar pdf
  • livro “A imagem sobrevivente” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Georges Didi-Huberman e outros títulos similares à A imagem sobrevivente