
A História Contra os Pagãos
Apesar das imprecisões e, mesmo, do estilo pouco refinado, tornou-se a mais divulgada obra de história da Idade Média, sendo continuamente reproduzida até o período Renascentista e mesmo posteriormente. Além de ser a primeira tentativa de se escrever uma história do mundo enquanto uma história de Deus guiando os destinos da humanidade, A História contra os Pagãos procura legitimar, historicamente, a superioridade do cristianismo sobre o paganismo, além das próprias ações da Igreja Católica. Menos importante que os fatos históricos, o que importava para Orósio era a suposta demonstração de como Deus conduzia a história em um evidente favorecimento aos cristãos.
Paulo Orósio (c. 375/385 – c. 420) foi Historiador e teólogo, nascido na Hispânia romana (possivelmente em Braga, atualmente Portugal) no final do século IV. Tendo entrado no sacerdócio cristão, naturalmente interessou-se pelas controvérsias religiosas de sua terra natal, e pode ter sido esta a razão pela qual foi consultar Agostinho em Hipona em 413 ou 414. Depois de permanecer por algum tempo na África como discípulo de Agostinho, foi enviado por ele em 415 à Palestina para encontrar São Jerônimo, portanto uma carta de apresentação. O propósito explícito de sua missão (à parte, é claro, daqueles de peregrinação e busca por relíquias) era o de receber mais instruções de Jerônimo sobre os pontos levantados pelos heréticos do período. Ao final de sua vida carregava consigo relíquias de santos que, supostamente, eram eficazes na conversão de judeus. E algum momento retornou ao norte da África, onde teria falecido.
Esta edição de A História contra os Pagãos, a primeira em língua portuguesa, procura reproduzir fielmente os argumentos construídos por Orósio a partir da extensa apresentação de fatos históricos que cobrem seus sete livros.
Resenha:
Eu recomendo o livro "A História Contra os Pagãos" de Paulo Orósio. É uma obra que aborda a complexa e variada história dos povos pagãos, desde o seu surgimento até a sua eventual extinção, e como foi a relação entre os cristãos e os pagãos ao longo dos séculos. O livro traz à tona um assunto que está muitas vezes esquecido e é uma excelente oportunidade para se conhecer mais a fundo as raízes do nosso mundo, e como a cultura e as crenças religiosas se misturaram e desenvolveram ao longo do tempo.
O livro de Orósio nos permite descobrir como as diferentes culturas e religiões se relacionaram e como elas influenciaram uns aos outros, desenvolvendo novas formas de pensar e agir. O autor usa diversos fontes históricas para dar vida ao seu texto, tornando-o interessante e relevante para os dias de hoje. O livro é cheio de informações, mas é escrito de forma clara e acessível, o que o torna ainda mais interessante. A autor também inclui vários exemplos práticos que ajudam a ilustrar melhor alguns pontos da narrativa e nos mostram como a história é relevante para o presente.
Eu recomendo este livro para qualquer pessoa interessada em história, religião e cultura. É útil tanto para estudantes quanto para leitores interessados no assunto. O livro também é ideal para qualquer pessoa que deseje entender melhor o processo de desenvolvimento histórico entre os cristãos e os pagãos. Para aqueles que querem ter uma visão mais ampla sobre as raízes do nosso mundo, "A História Contra os Pagãos" é definitivamente uma leitura obrigatória.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A História Contra os Pagãos sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.