A Ética da Crença

A “ética da crença” refere-se a um conjunto de perguntas na interseção da epistemologia, ética, filosofia da mente e psicologia.A questão central no debate é se existem normas de algum tipo que governam nossos hábitos de formação de crenças, manutenção de crenças e renúncia a crenças. É sempre ou sempre moralmente errado (ou epistemicamente irracional , ou praticamente imprudente ) manter uma crença em evidências insuficientes? É sempre ou sempre moralmente correto (ou epistemicamente racional , ou praticamente prudente ) acreditar com base em evidências suficientes ou reter a crença na percepção da ausência dela? É sempre ou sempre obrigatório procurar todas as evidências epistêmicas disponíveis para uma crença? Existem algumas maneiras de obter evidências que são imorais, irracionais, imprudentes?Questões relacionadas têm a ver com a natureza e estrutura das normas envolvidas, se houver, bem como a fonte de sua autoridade. São normas instrumentais baseadas em fins contingentes que estabelecemos para nós mesmos? São normas categóricas fundamentadas em fins estabelecidos para nós pela própria natureza de nossas capacidades intelectuais ou morais? Existem outras opções? E quais são os objetos de avaliação nesse contexto – crentes, crenças ou ambos?Finalmente, assumindo que existem normas de algum tipo que governam a formação de crenças, o que isso implica na natureza da crença? Isso implica que a formação de crenças é voluntária ou está sob nosso controle? Se sim, que tipo de controle é esse? Se não, então a conversa sobre uma ética da crença é coerente?

Resenha:

A Ética da Crença, de Fernanda Silva, é uma obra de filosofia fundamentalmente importante para aqueles que buscam compreender a importância da fé na vida. O livro discute como as crenças se relacionam com a moral, como as crenças influenciam nossas ações e como nos relacionamos com as crenças dos outros. A autora aborda temas como a natureza da crença, o caráter moral da crença, o papel das crenças no desenvolvimento moral, assim como a natureza e o status da verdade. Ao mesmo tempo, ela discute a relação entre crença e ação, entre crença e política e entre crença e educação.

A Ética da Crença é um livro muito bem escrito, com análises profundas e coerentes. O livro contém muitas referências bibliográficas que ajudam a aprofundar os temas tratados. Fernanda Silva desenvolve um discurso claro e persuasivo. Ela fornece um amplo e rico quadro conceitual para a compreensão das questões discutidas. A Ética da Crença é um livro relevante para quem busca definir e compreender suas próprias crenças e para os que querem entender as crenças dos outros.

Recomendo vivamente A Ética da Crença de Fernanda Silva. É um livro interessante, bem escrito, com argumentações profundas e ricas em referências bibliográficas. A autora aborda temas fundamentais sobre crença e moral e oferece recursos que ajudam a compreender melhor a influência que as crenças exercem sobre nossas ações. Todos aqueles que estão interessados no tema deveriam ler e refletir sobre A Ética da Crença. Com certeza não se arrependerão de terem lido este livro.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A Ética da Crença sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.