Review: "A Educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988 (Coleção Memória da educação)"

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Recomendo o livro "A Educação nas Constituintes Brasileiras: 1823-1988 (Coleção Memória da Educação)" de Osmar Fávero. Ele fornece um olhar detalhado sobre como a educação se desenvolveu ao longo de nossa história constitucional brasileira. O livro é particularmente útil para aqueles interessados em educação, história e política, pois abrange um período de 165 anos de nossa história. O autor apresenta uma análise rigorosa dos processos históricos e políticos que levaram à formação da base educacional brasileira. Além disso, ele fornece muitos insight interessantes sobre como a educação brasileira foi moldada pelas diversas constituições brasileiras. O livro também oferece muitos conselhos práticos sobre como aplicar os princípios da educação presentes nos documentos constitucionais brasileiros. O livro é, portanto, um recurso útil para qualquer pessoa interessada em educação, história ou política.

Osmar Fávero faz um excelente trabalho ao reunir os principais documentos constitucionais brasileiros e mostrar como eles moldaram a educação no país. Ele também oferece perspectivas importantes sobre questões sociais, ideais e filosóficos que afetam a educação brasileira. O autor também inclui insights sobre como as políticas educacionais foram desenvolvidas e como elas mudaram ao longo do tempo. Em suma, Fávero entrega um olhar minucioso e informativo sobre a educação brasileira e como ela foi influenciada pela história política do país.

Em suma, recomendo fortemente o livro "A Educação nas Constituintes Brasileiras: 1823-1988 (Coleção Memória da Educação)" de Osmar Fávero. Ele oferece uma análise aprofundada sobre a história da educação no Brasil e como ela foi moldada pelas nossas constituições. O livro também oferece muitos insight úteis e conselhos práticos sobre como aplicar os princípios da educação presentes nos nossos documentos constituintes. Este é um livro indispensável para qualquer pessoa interessada em educação, história ou política.

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O conjunto das normas jurídico-constitucionais constitui um campo ainda aberto à realização de pesquisas sistemáticas, na área de educação. No entanto, alguns pesquisadores têm se preocupado com a relação educação/sociedade/Estado pela mediação jurídico-constitucional, e assim a importância das fontes primárias como base de pesquisa e também as diferentes interfaces da educação com outros aspectos de significativo interesse para uma leitura dos direitos sociais, políticos e mesmo do direito constitucional.
Por sua vez, a redemocratização do país conferiu a muitos a oportunidade histórica de serem atores – e até mesmo, em alguns casos, autores – de um processo singular de construção da nova Constituição brasileira. Esta oportunidade abriu espaço para a análise das circunstâncias em que foram construídos outros instrumentos jurídicos da mesma monta e quais os produtos gerados.Privilegiando uma linha de análise bem definida e centrando os estudos sobre o processo de elaboração das constituições, este livro percorre, sob novo enfoque, um longo período da história da educação brasileira: desde a primeira Constituinte Imperial de 1823 até a Assembléia Nacional Constituinte de 1987-88.
Neste percurso, foram localizadas e progressivamente estudadas questões recorrentes na educação brasileira, as quais, ao longo do tempo, assumiram contornos diferentes, mobilizaram atores diversificados e se revelaram com maior clareza. Entre elas: educação como direito de todos os cidadãos, responsabilidade da família e dever do Estado; obrigatoriedade e gratuidade do ensino; liberdade do ensino; ensino público x ensino privado; ensino religioso nas escolas públicas; centralização x descentralização; financiamento do ensino.
Por sua abrangência, é obra fundamental para a história da educação. Por sua temática, é obra de consulta obrigatória, especialmente quando estão sendo revistos e modificados aspectos essenciais da Constituição de 1988, inclusive relativos à educação.

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