
A educação dos sentidos
“Nossos sentidos – visão, audição, olfato, tato, gosto – são todos órgãos de fazer amor com o mundo, de ter prazer nele.”
E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente… a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?
Essa é a filosofia de Rubem Alves, escritor poeta que, recorrendo a imagens surpreendentes e significativas, presenteia-nos com este inspirado livro, A educação dos sentidos. Lendo-o, podemos mergulhar não só nas reflexões em torno dos sentidos, mas também da leitura, da arte, da educação, do ensino, do vestibular, da brincadeira criativa, dos desafios que a vida nos apresenta. E podemos experimentar a alegria que brota das novas descobertas.
Comovente, terno, espirituoso, poético, belo, crítico e desafiador, este clássico de Rubem Alves surpreende por sua leveza e, ao mesmo tempo, profundidade, o que só vem enriquecer a experiência do leitor.
Resenha:
Eu recomendo este livro, "A Educação dos Sentidos" de Rubem Alves, a todos aqueles que desejam expandir suas perspectivas sobre a educação, além da visão tradicional. Nesta obra, o autor usa a narrativa e as experiências de sua vida para explorar as maneiras pelas quais os sentidos podem ser educados. Ele argumenta que os sentidos desempenham um papel importante na nossa relação com o mundo e que precisamos deles para compreender o mundo como ele é. Alves sugere que se não educamos nossos sentidos, não poderemos experimentar a profundidade da vida, suas maravilhas e belezas.
Ele também aborda como as experiências da infância podem moldar a nossa capacidade de aprender, bem como os limites da educação acadêmica e da educação baseada em testes. Alves defende a necessidade de educar o corpo tanto quanto a mente, ressaltando que o corpo é o lar da alma. Ele também fala sobre a importância da espiritualidade, da natureza e das relações interpessoais para o desenvolvimento pleno do ser humano.
O livro também aborda as limitações da educação tradicional e a necessidade de se educar os sentidos para que possamos realmente experimentar a vida. Alves sugere que precisamos de uma abordagem diferente para educar nossos sentidos, pois eles são algo mais do que apenas as cinco sensações físicas. Além disso, ele defende que a educação não pode se limitar aos métodos tradicionais, que são baseados em informações e memorização, mas deve incluir a experiência de vivenciar e sentir o mundo.
"A Educação dos Sentidos" de Rubem Alves é uma obra fascinante e enriquecedora que oferece uma visão profunda e original sobre a educação. É uma leitura obrigatória para todos aqueles que desejam saber mais sobre a educação dos sentidos. A leitura deste livro proporciona um olhar interessante sobre assuntos variados, como a espiritualidade, a relação com a natureza, a educação das crianças e muito mais. Com certeza, é uma recomendação que você não pode perder.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A educação dos sentidos sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.