Review: "A destruição criadora da indústria fonográfica brasileira, 1999-2009: dos discos físicos ao comércio digital de música"

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Este livro de Leonardo De Marchi centra-se na destruição criadora da indústria fonográfica brasileira entre 1999 e 2009. O autor apresenta uma análise profunda da indústria e oferece uma perspetiva única sobre como a tecnologia, os novos serviços e a mudança de hábitos de consumo influenciaram o setor. Ele oferece uma visão abrangente, bem documentada e ampla da indústria fonográfica em seu contexto histórico. É um livro valioso para quem está interessado em estudar a indústria da música no Brasil e o seu desenvolvimento ao longo das últimas duas décadas.

O livro inclui notáveis entrevistas com representantes de gravadoras, artistas, líderes de organizações de direitos de autor e outros envolvidos nos negócios da música. O autor oferece também um detalhado estudo sobre as tecnologias que influenciaram a indústria fonográfica e contribuíram para a sua mudança. A abordagem holística do autor torna o livro útil para entender os desafios que a indústria da música enfrentou e as oportunidades que surgiu. É uma leitura obrigatória para quem estuda os negócios da música.

O livro é bem escrito e facilmente acessível. O autor apresenta os fatos de forma clara e mostra um espírito empreendedor ao abordar o tema. É um livro imprescindível para quem está interessado na evolução da indústria fonográfica brasileira e seus impactos ao longo das últimas duas décadas. Recomendo este livro a qualquer leitor interessado na indústria da música no Brasil.

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Este livro é uma versão aprimorada da tese de doutorado “Transformações estruturais da indústria fonográfica no Brasil 1999-2009: desestruturação do mercado de discos, novas mediações do comércio de fonogramas digitais e consequências para a diversidade cultural no mercado de música”, pesquisa defendida na ECO-Pós-UFRJ e que foi uma das ganhadoras do I Prêmio da Secretaria da Economia Criativa: Estudos e Pesquisas, concedido pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC-MinC). Neste livro, o autor apresenta uma análise do primeiro momento do processo de digitalização da indústria fonográfica no Brasil (entre 1999 e 2009), analisando a estruturação do mercado digital de fonogramas no país. Considerando a convergência de aspectos tecnológicos, legais, políticos e econômicos que caracterizam esse fenômeno, Leonardo De Marchi demonstra como as relações de poder que caracterizavam o mercado de discos físicos passam a se traduzir para o mercado digital, em parte restabelecendo as assimetrias entre grandes intermediários da indústria da música e pequenos e médios produtores de conteúdo. O trabalho busca realizar um balanço dos desafios que estão sendo enfrentados pelos atores envolvidos com o mercado brasileiro de música no início do século XXI.

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