Review: "A Construção do Consenso Hegemônico sobre o Programa Nacional do Livro Didático (1995-2016): Estado, Mercado Editorial e Sociedade Civil"

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Eu recomendo veementemente a leitura de "A Construção do Consenso Hegemônico sobre o Programa Nacional do Livro Didático (1995-2016): Estado, Mercado Editorial e Sociedade Civil", escrito por Paula Mara de Melo. Este livro aborda o programa nacional do livro didático (PNLD) em sua ampla dimensão, trazendo para reflexão os aspectos políticos, sociais e culturais que afetam o programa no Brasil.

A obra é uma análise profunda sobre o programa, buscando compreender os interesses envolvidos na discussão e na implementação do programa. O autor destaca os principais atores que desempenham papel de destaque na implementação do programa, como são os governos, as editoras, as organizações da sociedade civil e outros.

Além disso, o livro oferece um estudo crítico da luta pela construção de um consenso hegemônico sobre o programa. O autor discute de forma profunda os interesses que estavam presentes na discussão e na construção do programa e como eles poderiam influenciar a forma como o programa era implementado.

Eu recomendo esse livro para todos aqueles interessados em compreender melhor o programa nacional do livro didático e os processos de discussão e implementação que o envolvem. Ele traz uma análise aprofundada dos interesses políticos, sociais e culturais envolvidos e como elas influenciam o programa. Além disso, o autor oferece um estudo crítico da luta pela construção de um consenso hegemônico sobre o programa e como isso pode afetar a forma como ele é implementado.

Por tudo isso, eu recomendo fortemente a leitura desse livro. É um livro importante para aqueles que buscam compreender melhor o programa nacional do livro didático e os processos políticos e sociais envolvidos na discussão e na implementação do programa.

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O Programa Nacional do Livro Didático é uma política educacional de estado atrelada ao governo federal que a criou, manteve-a e a ampliou em favor do desenvolvimento do mercado editorial. A história da aquisição e distribuição do livro didático nas escolas como política do governo federal se inicia com a necessidade de ampliar a escola pública para a qualificação de mão de obra, após a Revolução de 1930. Por meio de um panorama histórico do programa, foi possível evidenciar a longevidade dessa política pública. No caso específico da indústria editorial, esse estímulo foi feito por meio da compra de livros didáticos, imprescindível para o crescimento e a consolidação do mercado editorial, a ponto de torná-lo dependente dessa política estatal até os nossos dias. A atual configuração do PNLD, no recorte temporal entre 1995 e 2016, descreve a evolução estrutural, que possibilita a participação de agentes da sociedade civil, o que acabou reforçando a importância da política educacional. Ainda que os avanços do PNLD o tenham tornado mais inclusivo, contrapõe-se a isso o questionamento: o livro didático é, de fato, indispensável para melhorar a qualidade da educação pública? O debate tem focado no conteúdo; enquanto o professor se torna um ser passivo, repassador de “conhecimentos” contidos na obra escolar, o que alude à crítica de Freire da “concepção bancária” de educação, sobretudo a “superposição do homem ao homem”, imposta quando a comunicação entre docentes e discentes não é mediatizada pela realidade, pois, para o autor, “os homens se educam entre si” (2008, p. 76). Além disso, o programa federal beneficia constantemente 11 editoras de projeção no país com a compra de livros escolares; enquanto casas editoriais pequenas ficam à margem do programa. O oligopólio das grandes tende a se agrupar em conglomerados que, por sua vez, associam-se a grupos editorais internacionais. Paradoxalmente, o PNLD, que surgiu nos anos 30 (governo de Vargas) para promover o mercado editorial nacional, hoje parece promover a internacionalização desse mercado.

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