A coleira do cão

Para quem havia lido Os prisioneiros, o lançamento do segundo livro de Rubem Fonseca era um esperado acontecimento. A coleira do cão, publicado em 1965, é em certa medida um diálogo com seu livro de estreia, formando um díptico sobre o homem preso à sua existência. A imagem do cão que, mesmo liberto, carrega um pedaço da corrente, da epígrafe que Rubem Fonseca retira do poeta romano Pérsio, é a outra face da imagem do homem como prisioneiro de si mesmo.Nas oito histórias do volume, Rubem Fonseca prossegue com a exploração de novos temas e recursos narrativos, mas também exercita, em contos longos, a capacidade de imersão completa no universo narrado. Além disso, retoma, em “A força humana”, o halterofilista de “Fevereiro ou março”, da coletânea anterior, construindo um personagem memorável, que ainda aparece em Lúcia McCartney, no conto “O desempenho”.A confirmação de um grande escritor, A coleira do cão é o segundo degrau da construção de uma das obras literárias mais complexas e ricas de nosso tempo, que põe cada leitor diante de sua própria imagem em meio à beleza e à violência do mundo.

Resenha:

Eu recomendo o livro "A Coleira do Cão", de Rubem Fonseca, a todos os amantes de literatura. O enredo envolve uma trama complexa e instigante, que o leitor segue ao longo de vários capítulos. O livro coloca o leitor dentro da mente de um homem desconhecido, procurando desvendar segredos sobre seu passado. O autor cria um suspense crescente, ao mesmo tempo em que oferece uma variedade de sentimentos e sensações que prendem a atenção do leitor.

A narrativa de Rubem Fonseca é rica em detalhes, que dão à história uma profundidade incrível. O autor explora a complexidade humana, abordando temas de violência, traição, amor e culpa. O desenvolvimento dos personagens é tão bem feito que o leitor acaba se envolvendo emocionalmente com eles.

Todas as facetas do livro são narradas de forma magistral, desde a trama e o enredo até a escrita e o uso da linguagem. A escrita é fluida, com frases curtas e diretas, que ajudam a dar um ritmo ao que está sendo lido. Além disso, as metáforas e comparações descritas ao longo da narrativa ajudam a dar uma dimensão mais profunda à história.

Em resumo, "A Coleira do Cão" é uma obra prima da literatura brasileira. O livro é muito bem escrito e faz o leitor pensar e refletir sobre as questões abordadas. É uma leitura interessante e empolgante, que vale a pena ser lida.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A coleira do cão sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.