Review: "A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil"
- Leia uma amostra Grátis
- Download do PDF
- Sinopse do Livro
- Avaliações dos Leitores
- Onde comprar?
- Livros Recomendados
CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:
Recomendo fortemente o livro "A Bailarina da Morte: A Gripe Espanhola no Brasil", de Lilia Moritz Schwarcz. Embora triste, o livro é uma narrativa impressionante que trata das trágicas consequências da Gripe Espanhola, que devastou o Brasil em 1918. Schwarcz traz o drama humano da pandemia para as páginas do livro, contando a história de uma forma clara, acessível e convincente.
Ao longo de 500 páginas, Schwarcz conta como a epidemia espalhou-se pelo continente, devastando cidades inteiras e matando milhares de pessoas. Ela também examina os erros do governo brasileiro ao tentar lidar com a epidemia, as consequências sociais e econômicas e os efeitos a longo prazo deixados pelo surto.
O livro também examina o impacto da epidemia sobre a cultura brasileira. A autora traz à tona as mudanças na forma como o Brasil vê a saúde pública, o papel das mulheres na sociedade e a forma como as pessoas reagem à tragédia. Ela também aborda a questão da política, ao analisar os efeitos que a epidemia teve sobre a forma como o governo brasileiro foi conduzido.
Lilia Moritz Schwarcz foi incrivelmente detalhada ao abordar a Gripe Espanhola no Brasil. Ela fornece informações esclarecedoras sobre a epidemia, suas consequências e suas lições para o mundo moderno. É um livro profundamente emocionante e profundamente trágico. Eu recomendo esse livro a qualquer pessoa interessada em conhecer melhor a trágica história da Gripe Espanhola no Brasil.
LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:
No início do século XX, uma doença chegou ao Brasil a bordo de navios vindos da Europa. A gripe espanhola, como ficou conhecida a explosão pandêmica de uma mutação particularmente letal do vírus H1N1, matou dezenas de milhares de pessoas no país e cerca de 50 milhões no mundo inteiro. Altamente contagiosa, a moléstia atingiu todas as regiões brasileiras. A “influenza hespanhola” paralisou a economia e desnudou a precariedade dos serviços de saúde. Disputas políticas e atitudes negacionistas de médicos e governantes potencializaram o massacre, que vitimou sobretudo os pobres. Iludida por estatísticas maquiadas e falsas curas milagrosas, a população ficou à mercê do vírus até o súbito declínio da epidemia, no começo de 1919. A partir de um vasto acervo de fontes e imagens da época, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling recriam o cotidiano da vida e da morte durante o reinado de terror da “gripe bailarina”, uma das maiores pandemias da história.
“Um atestado visceral de que não se lembrar da própria história é condenar-se a repeti-la. Nesta história com toques de ciência e por vezes ciência em contexto histórico, temos uma oportunidade para reconhecer que já estivemos aqui antes, numa pandemia que de fato concluiu um século. Quem sabe desta vez aprendemos a lição?” — Suzana Herculano-Houzel
“Entre negação da ciência, curas milagrosas e uma doença que escancarou as desigualdades sociais da época, os historiadores do futuro, ao analisar a brilhante obra de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling sobre a pandemia de 1918 — escrita durante a pandemia de 2020 —, indagarão, perplexos: Mas como pode ser possível que, em cem anos, não aprenderam nada?” — Natalia Pasternak
“Em um mundo já fragilizado pela Primeira Grande Guerra, a gripe espanhola colocou em evidência a vulnerabilidade humana diante de um novo vírus. Este livro narra com maestria as rotas e a velocidade de disseminação da doença, ao mesmo tempo em que acentua as dificuldades e os equívocos para seu enfrentamento no Brasil oligárquico da Primeira República. Convida-nos a refletir sobre o valor da imaginação histórica para a abordagem da crise contemporânea.” — Nísia Trindade Lima
VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO
Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil.
Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.
O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO
Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.
Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil.
Ver reviews dos leitoresADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:
Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:
Termos Relacionados
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” comprar
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” gratis
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” ler online
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” download
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” preço
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” baixar
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” pdf
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” sinopse
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” resenha
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” baixar pdf
- livro “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” online
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ
Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Lilia Moritz Schwarcz e outros títulos similares à A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil
- O Império em Procissão: Ritos e símbolos do Segundo Reinado (Descobrindo o Brasil)
- Lima Barreto – Triste visionário
- As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos
- Agenda brasileira
- O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil do século XIX
- A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil
- Nem preto nem branco, muito pelo contrário: Cor e raça na sociabilidade brasileira (Agenda Brasileira)
- A longa viagem da biblioteca dos reis: Do terremoto de Lisboa à Independência do Brasil
- Quando acaba o século XX (Breve Companhia)
- As barbas do imperador: D. Pedro II, a história de um monarca em quadrinhos