1918 - A Gripe Espanhola: Os Dias Malditos

Segundo a sabedoria popular, a última dor é sempre a mais forte. Se você perguntar a alguém, que recentemente teve uma terrível dor de dente ou uma enxaqueca daquelas, qual a pior dor que sentira na vida, a pessoa responderá que a pior dor é a dor de dente ou a dor de cabeça. O homem sempre acredita que o último mal por que passa é o pior. Será?Com a História, ocorre mais ou menos a mesma coisa. Sempre achamos que a nossa época é a pior, a mais pavorosa, a mais sofrida. Mas a realidade, muitas vezes, é outra.O ano de 1918 foi terrível. As dificuldades que o mundo, o Brasil e, particularmente, o Estado de São Paulo passaram pareciam insuperáveis. Neste ano em São Paulo, tivemos uma praga de Lagarta Rosa, outra de gafanhotos e um inverno rigoroso, onde as geadas destruíram a produção agrícola, sobretudo, o café. Por fim, tivemos a Gripe Espanhola.Pouco conhecida e estudada nos dias de hoje, a crise de gripe de 1918 deixou milhões de mortos no mundo e dezenas de milhares no Brasil. Só na capital de São Paulo, os números superaram a casa de cinco mil mortos em pouco mais de um mês. Tão terrível foi o flagelo que aqueles dias ficaram conhecido como os dias malditos.Neste pequeno livro, o autor procura apresentar um pequeno panorama sobre a gripe espanhola na cidade de São Paulo. Trata-se apenas de uma breve introdução que, certamente, irá despertar no leitor o interesse de se aprofundar mais no assunto.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo o livro "1918 - A Gripe Espanhola: Os Dias Malditos" de João Paulo Martino a todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre a História mundial. Esta obra narra os acontecimentos relacionados à pandemia de 1918-1919, que trouxe consigo a morte de milhões de pessoas em todo o mundo. Através dele, podemos ver como esta doença afetou a vida de povos, economias e governos. Com todos os fatos contados de maneira muito detalhada, somos capazes de entender como foi enfrentado o problema e como as pessoas tentaram reverter sua situação.

O livro traz também o panorama social e político que influenciou a disseminação da gripe espanhola, mostrando como as condições de vida das pessoas afetaram a disseminação da doença. Além disso, são analisados também outros fatores como a retaliação dos governos da época, que aumentou ainda mais os prejuízos causados pela pandemia.

O autor destaca também o papel da medicina na luta contra a doença, descrevendo os esforços dos profissionais da área para descobrir o vírus causador da gripe e desenvolver meios de tratamento eficazes. Um outro ponto destacado é a competição entre as nações para a descoberta da cura e como isso veio a influenciar diversos aspectos da saúde pública.

Em suma, o livro "1918 - A Gripe Espanhola: Os Dias Malditos" é uma importante leitura para aqueles que desejam compreender melhor os eventos que marcaram a História mundial. Nele, podemos encontrar informações detalhadas sobre a doença, seu impacto sobre a sociedade e o papel desempenhado pela medicina na luta contra ela. Portanto, recomendo altamente a leitura desta obra.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro 1918 - A Gripe Espanhola: Os Dias Malditos sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.